quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Existência do trabalho escravo

Texto 1:

08/09/2009 - 06h39

Manchetes dos jornais: Trabalho escravo é flagrado em obra do PAC



Folha de S. Paulo

Trabalho escravo é flagrado em obra do PAC

Fiscais do governo federal e do Ministério Público do Trabalho encontraram e resgataram 98 trabalhadores em regime análogo à escravidão numa obra que integra o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), no sul de Goiás. A partir de uma denúncia, a ação de procuradores e de auditores do Ministério do Trabalho numa usina hidrelétrica começou no início da semana passada e somente foi concluída na madrugada de anteontem, quando os trabalhadores foram indenizados e puderam retornar às suas casas. A construção da usina Salto do Rio Verdinho é de responsabilidade da Votorantim Energia, braço do Grupo Votorantim, e tem o apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que no final do ano passado injetou cerca de R$ 250 milhões na sua implantação. Planalto e PT apostam no PAC como uma vitrine da candidatura petista para a sucessão de Lula no ano que vem.

Fonte: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_canal=1&cod_publicação=29639


Texto 2:

15/04/2008 - 17h22

Pesquisa revela que trabalho escravo no Brasil é maior nas usinas de álcool
Publicidade
da Folha Online

As usinas sucroalcooleiras são as principais responsáveis pelo trabalho escravo no Brasil, segundo pesquisa da CPT (Comissão Pastoral da Terra) divulgada nesta terça-feira. O setor também é apontado como o campeão de desrespeito à legislação trabalhista.

Dos 5.974 trabalhadores libertados da escravidão pelo Grupo Móvel do Ministério do Trabalho em 2007, 3.131 --ou 52%-- saíram de usinas do setor sucroalcooleiro.

De acordo com nota da CPT, a expansão da área plantada com cana-de-açúcar --motivada pelo incentivo ao biocombustível-- pode aumentar as ocorrências de trabalho escravo. "Já são 363 em operação", afirma o documento.

A CPT informa que essas usinas também desrespeitam a legislação trabalhista. "Dos casos de desrespeito à legislação trabalhista que a CPT registrou, a imensa maioria está ligada ao setor da cana", diz a nota.

Escravidão no centro-sul

Ainda segundo a CPT, foram anotadas 262 ocorrências de trabalho escravo em 2006, três a menos do que em 2007, quando 265 casos foram registrados. O crescimento mais significativo foi anotado no centro-oeste, onde as ocorrências saltaram de 29 para 43, e no sudeste, onde os casos passaram de oito para 14.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u392412.shtml

O primeiro texto fala de um programa muito importante para o Brasil, o PAC, que, pelo nome deveria estar colocando o país para a frente, e que fez completamente o oposto, porque a escravidão é uma forma de regressão, é um absurdo, chega a ser uma humilhação tanto para a pessoa que está sendo escravizada quanto para a sua nação, e quem escraviza deveria sentir vergonha, porque, apesar de diferentes, ninguém é melhor do que ninguém e ninguém merece ser escravo de ninguém, e o projeto também tinha o apoio da Votorantim Energia e do BNDES, que também deveriam sentir vergonha, porque também são importantes para o desenvolvimento do país.

Autora: Camila

Postagem: Camila

Nenhum comentário:

Postar um comentário