sábado, 6 de novembro de 2010

Movimentos Rurais na Republica Velha











Cangaço :












O beato Antonio Conselheiro foi o lider dessa comunidade que como no sertão tinha muita situação de miseria ele criou arrais que cabou atraindo e vindo muitos camponeses e sertanejos e eles sobreviviam da agricultura ,criação de animais e comercio de madeira e isso incomodou muitos a igreja ,fazendeiros e a Republica porque a comunidade de Canudos cresceu muito rapido e por isso acabou acontecendo a Guera de Canudos que no final da guerra teve a sua cidade destrida pelo exercito brasileiro.

















Nome do autor:Lucas Vianna




Postagem:Lucas Vianna


Cangaço



O cangaço foi um fenômeno ocorrido no Nordeste brasileiro no século XIX e nas primeiras décadas do século XX, que tem suas origens em questões sociais e fundiárias da região. Caracteriza-se por ações violentas de grupos ou indivíduos isolados, que assaltavam fazendas, seqüestravam os "coronéis" (grandes fazendeiros) e saqueavam comboios e armazéns.

Os “cangaceiros” não tinham moradia fixa e viviam perambulando pelo sertão, praticando os crimes, fugindo se escondendo.

O Cangaço pode ser dividido em três subgrupos: os que prestavam serviços esporádicos para os latifundiários; os "políticos", expressão de poder dos grandes fazendeiros; e os cangaceiros independentes, com características de banditismo.

Os cangaceiros conheciam a caatinga e o território nordestino muito bem. Por isso, era difícil de serem capturados pelas autoridades. Eles conheciam as rotas de fuga em lugares de difícil acesso. Virgulino Ferreira da Silva, o "Lampião", denominado o "Rei do Cangaço", atuou durante as décadas de 1920 e 1930 em praticamente todo Nordeste. Lampião foi morto em 28 de julho de 1938, na localidade de Angicos, em Sergipe, vítima de uma emboscada, juntamente com sua mulher, Maria Bonita.

Nome do autor:Desconhecido



Fonte: http://www.uol.com.br/



Cangaço foi comandado por Antonio Virgulino ,mas conhecido como Lampião foi uma epóca de muita disputa pelo poder,em que Lampião e a sua gangue roubavam coisas valiosas tantos dos ricos como dos pobres para seus próprios interesses tanto politico quanto sociaís.


Nome do autor:Lucas Vianna
Postagem:Lucas Vianna





Nenhum comentário:

Postar um comentário