sábado, 20 de novembro de 2010

Como funciona a política na Republica Velha?

A política do café com leite

Foi o revezamento de duas oligarquias que passaram a se revezar no poder eram a paulista e a mineira . São Paulo era o estado mais rico do país e Minas Gerais possuía o maior numero de habitantes e eles se uniram para monopolizar a Presidência da Republica .
As outras oligarquias acabaram se juntando a São Paulo e Minas Gerais ,por vontade ou pro contragosto ,pois nenhuma delas tinha uma estrutura política e econômica para um confronto direto . E também o resultado favorável ao governo era através da truculência física e os coronéis que eram donos de terra e gado ameaçavam e os ricos comerciantes fiscalizavam os eleitores na hora de votar e o voto não era secreto. E a política do café com leite nada mais foi que o revezamento no poder de São Paulo e Minas Gerais.
Nome da autora: Nina Vianna
Postagem:Nina Vianna


A Política dos Governadores
A política dos governadores era uma “ troca de favores “ entre o Presidente da Republica e seus governantes .
O presidente apoiavam esses governadores fazendo com que eles pudesse ter uma maioria no Congresso Nacional e em troca votariam em que o presidente quisesse e não queira que tivesse opositores no Congresso e então eles não dava a diplomação e so tinha governadores a favor e não tinha a oposição porque eles não eram eleitos .
Nome da autora:Nina Vianna
Postagem:Nina Vianna

Coronelismo

O coronel e o do no de terra.O Brasil dessa epoca era rural . Uma das bases mais solidas do conoronelismo era as relaçãoes estabelecidas pelos coroneis e imposta a população que dependia dos senhores para tudo.
O coronel dessa forma é o chefe político de um região. E a diferença de um coronel ganhar de outro e são tres fatores : o mandonismo (manda alguem matar) clientelismo(que é a troca de favores) e o voto cabresto que era a manipulação dos votos e isso que dizia de um coronel ganhar do outro.
Nome da autora:Nina Vianna
Postagem:Nina Vianna

Nenhum comentário:

Postar um comentário